A consulta, algumas vezes, é muito esperada pelo paciente. É gerada uma grande expectativa para finalmente chegar a um diagnóstico e uma resolução para aquela queixa que tanto incomoda.
Esse é um momento extremamente importante, pois de acordo com o relato do paciente é que o médico conseguirá ter as hipóteses diagnósticas e solicitar os exames mais adequados.
Pensando nisso, existem aqui algumas orientações para que a consulta seja mais produtiva e resolutiva possível:
-> Organize toda a sua história clínica em ordem cronológica. Comece contando ao médico desde os primeiros sintomas até os dias atuais. Se facilitar, escreva em um papel os pontos mais importantes.
-> Leve exames prévios. Os exames laboratoriais, normalmente, tem validade de 06 meses. Já os exames de imagem, radiografia/tomografia, podem ser levados desde os mais antigos.
-> Leve a receita com todos medicamentos que faz uso contínuo. É preciso saber a dosagem e quantas vezes ao dia você faz uso de cada medicação.
->Se você é usuário de “bombinhas” para pulmão e vai a consulta com pneumologista, não esqueça de levar.
->Se você possui relatórios médicos de outras consultas ou internações também adicione a sua pasta.
-> Desligue celulares ou qualquer outro aparelho que posso atrapalhar o seu raciocínio e do médico.
->E mais importante: não tenha vergonha de tirar suas dúvidas! O papel do médico é te ajudar a entender melhor a sua queixa e como proceder.
Dúvido que você não tenha ouvido falar no oxímetro, mas você sabe usar
1- O que é a saturação de oxigênio?É uma medida da quantidade de oxigênio presente no nosso sangue ligado a hemoglobina, ou seja, o que